Quem assiste o vídeo nunca imaginaria que se trata de uma propaganda velada, que explica “tudo que você precisa saber sobre o novo ensino médio”.
O vídeo, que na verdade é uma publicidade do Ministério da Educação (MEC), já tem 1,8 milhão de visualizações, no canal “Você Sabia?”. O Governo pagou R$ 65 mil para Lukas Marques e Daniel Molo falarem bem da reforma. O canal possui mais de 7,1 milhões de inscritos.
Publicado no dia 31 de outubro do ano passado, o vídeo não dá indícios e nem informa que se trata de um conteúdo pago. “Com esse vídeo você aí deve estar dando pulo de alegria. Se eu tivesse que fazer o ensino médio e soubesse dessa mudança eu ficaria muito feliz”, diz um deles em determinado momento. Informações da Folha de São Paulo.
Daniel Molo declara que o conteúdo foi encomenda da sua produtora, a Digital Stars, e que trabalham com conteúdo patrocinado. “A gente já ia fazer um vídeo sobre o novo ensino médio. Como recebemos a proposta, decidimos aceitar”, diz Molo.
O MEC informa que canais de influenciadores digitais complementam a estratégia de comunicação institucional. O Ministério informou que o pagamento foi feito dentro da legalidade, por meio da agência já escolhida por licitação para atender o MEC.
Além do “Você Sabia?”, o canal do Pyong Lee também fez um vídeo sobre o ensino médio que foi comprado. O MEC informou que seis canais foram contratados pelo governo ao custo de R$ 295 mil: além dos dois já citados, o canal da Malena, T3ddy, Rafael Moreira e Rato Borrachudo. Segundo a matéria da Folha, outros dois canais foram procurados, mas recusaram a proposta.
Veja os vídeos já citados abaixo:
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